Como tudo começou
No ano de 1974 foi criado o loteamento Parque Sueli pelo irmão Josias Cabral, diácono e membro da Primeira Igreja Batista em Bangu.
Como de costume o irmão Josias sempre doava um lote à igreja mais próxima. Como o irmão Josias era muito amigo do Pr. Lázaro Sabino, pastor da Primeira Igreja Batista em Paciência, doou 2 lotes para a referida igreja que deu início aos trabalhos na localidade, que eram realizados no próprio terreno.
Estava à frente dos trabalhos o irmão Sebastião batista de Oliveira, juntamente com o irmão Edson Mariano e sua mãe Isaurides Bernardo Mariano.
O Senhor proporcionou o crescimento do trabalho e foram erguidos os primeiros alicerces do templo. Quem colocou o primeiro tijolo foi o irmão Josias Cabral, doador das propriedades. O primeiro sermão oficial foi proferido pelo Pr. Delcyr de Souza Lima, que falou sobre o tema “Diga ao povo de Israel que marche”.








A congregação torna-se igreja
Na condição de Congregação Batista de Parque Sueli, seus primeiros dirigentes foram os irmãos Manoel Custódio e Antonio Luiz Cardoso Reis.
No período entre 1979 e 1980 chega à Congregação Batista no Parque Sueli, oriundo da Primeira Igreja Batista em Paciência o irmãos Valdeir Lourenço, na época aluno do curso básico de Teologia do Campus avançado Campo Grande do seminário Batista Teológico do Sul do Brasil, e aqui iniciou o seu trabalho como regente, assumindo posteriormente o cargo de dirigente da congregação.
Com o natural desenvolvimento da Congregação, a Igreja Batista em Paciência decidiu organiza-la em igreja. O Concílio de Exame e Organização foi realizado em 26 de Setembro de 1982 passando a denominar-se IGREJA BATISTA NO PARQUE SUELI, sendo empossado seu primeiro pastor o jovem Valdeir Lourenço
Os primeiros pastores
O pastor Valdeir dirigiu esta igreja até 1997, realizando aqui um profícuo ministério de 15 anos, deixando a igreja com 120 membros.
Após a saída do Pr. Valdeir Lourenço, dirigiram esta igreja interinamente os pastores Adilson Fausto de Moura e Altamiro Mariano nos anos de 1997 e 1998.
No dia 17 de Janeiro de 1999 assume como pastor Titular desta o pastor Roberto Victor da Silva, permanecendo até abril de 2004 depois de 5 anos de ministério.
No dia 11 de Abril de 2004, assume interinamente o então 1º Vice-presidente, diácono Marcionílio Marinho até a chegada do pastor Eduardo Augusto da Silva, empossado no dia 16 de Janeiro de 2005, permanecendo aqui até o mês de Outubro de 2011 com 6 anos de ministério.
A congregação foi conduzida pelo diacono Jeferson até 22 de setembro de 2012. Nesta data, durante a celebração do aniversário da igreja, assume o Pr. Samuel Wescley Viana de Souza, permanecendo no ministério até 30 de junho de 2021.








História recente da IBPS
A igreja foi conduzida pelo 1° vice-presidente, diácono Alex Tiburcio, até 10 de setembro de 2022, quando toma posse o Pr. Pedro Vicente, pastor que, com a graça de Deus, tem conduzido nossa igreja até a presente data.
Em pouco mais de um ano, a igreja passou por grandes mudanças estruturais (com reformas dentro e fora do templo e modernização de equipamentos da igreja), criação/reorganização/reativação de ministérios, envio de muitos irmão à formação teológica em dois seminários distintos, implementação de pequenos grupos multiplicadores que se reúnem nos lares (chamados de comunhão +), entre várias outras ações. Somados à pregação fiel e incansável do evangelho da cruz, a igreja tem vivenciado um período de grande crescimento quantitativo e qualitativo.
Nossa oração é para que Deus continue manifestando seu Poder, Graça e Misericórdia e que vidas sejam acrescentadas a esta igreja através da pregação da Palavra de Deus. Toda honra e toda Glória ao Senhor, pois tudo que fazemos é PARA O REI e PELO REINO.
Da fundação até o presente momento
Mural de pastores titulares





Valdeir Lourenço
(1982 - 1997)
Roberto Victor da Silva
(1999 - 2004)
Eduardo Augusto da Silva
(2005 - 2011)
Samuel Wescley Viana de Souza
(2012 - 2021)
Pr. Pedro Vicente Feitosa Junior
Desde setembro de 2022
