Congresso encerra condução do mês de agosto pela Juventude Imersos de forma memorável
- Derick Mendes

- 26 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Ontem aconteceu o encerramento do congresso da juventude Imersos e, de certa forma, do mês da juventude. Os jovens ainda vão estar à frente do próximo culto de quarta-feira, mas a última noite foi o ápice de uma série de programações que a juventude conduziu e que, em muito, abençoaram a vida da igreja.
Eles têm um perfil diferenciado. Não apenas apresentam uma fé muito mais madura do que se esperaria para a idade, como também estão cada vez mais assumindo cargos de liderança na igreja. Mesmo nos departamentos e ministérios que são liderados por pessoas mais velhas, a juventude sempre se faz presente na equipe que trabalha. Eles não são a igreja do futuro: são a igreja de agora!
Os jovens são maioria (ou totalidade) da composição da equipe do multimídia, mídia, culto kids, teatro, organizações missionárias em geral, além de serem o grupo de Comunhão+ mais lotado e que mais se multiplicou. No Ministério Vida e Luz, os jovens já representam metade da equipe de vocalistas e demonstraram que já têm autonomia vocal para conduzir os cultos durante um mês todo. Com os devidos investimentos e oportunidades, em pouco tempo eles também poderão alcançar a autonomia na parte instrumental. A grande e rápida evolução do Isac na bateria ilustra bem isso. Vale lembrar que temos, em nossa igreja, jovens que já sabem o básico de violão e teclado (herança da escola de música), porém, como o projeto foi interrompido, ainda há um caminho para finalizar a preparação deles.
Um destaque importante foi que esse mês deu a oportunidade a jovens e adolescentes de servirem nas mais diversas áreas e de se arriscarem a fazer algo novo. O resultado disso foram surpresas muito agradáveis. Uma delas foi o jovem Gabriel tocando na flauta doce a música “Te louvarei”. Sem ninguém combinar nada, o violão complementou o som com um dedilhado de fundo e a igreja cantou com toda a força, criando um momento único que emocionou muita gente.
E o que dizer da canção autoral criada por eles? A letra tem suas raízes em uma ministração que eles receberam sobre um texto do profeta Ezequiel e narra com uma sinceridade a jornada de um pecador que se arrepende, se entrega ao Senhor e deseja viver um relacionamento mais profundo com Ele. A canção, no entanto, não chegou para a igreja como protótipo. Ela foi apresentada com um instrumental bem construído, dinâmicas vocais de canto, contracanto e divisão de vozes. Algo moderno, espiritual (bíblico) e bem elaborado, como Deus merece e como a igreja precisa. Eu fico me perguntando quantos talentos mais estão pelos bancos de nossa igreja sem serem descobertos!
Esse também foi um mês em que muitas conversões e reconciliações aconteceram, incluindo de visitantes que foram convidados pelos jovens da igreja. E o que mais me orgulha é que, desde a liderança até o adolescente mais novo, ninguém estava tentando “inventar a roda”. Foi um congresso com cultos feitos com louvor, oração, leitura da palavra, uma ou outra participação especial e a pregação da palavra. Simples, mas ao mesmo tempo profundo e impactante. Ficou claro que é a presença de Deus que torna tudo especial. Ele é a única pessoa que não pode faltar na programação. Não é sobre o quanto faremos ou quem vai fazer. É sobre o modo como se faz e a consciência de para quem se faz.
Cabe ainda destacar que, apesar de a cantina ainda estar em obra, os jovens fizeram comida para vender e arrecadarem fundos para seus futuros projetos (como o retiro de carnaval 2025). Além disso, nesse mês lançaram sua linha de produtos exclusivos: camisa personalizada, pulseiras de 3 cores diferentes com a logomarca do ministério e canecas. O jovem Ryan, que compõe a liderança do ministério jovem, compartilhou comigo que eles têm a intenção de, em breve, montar a loja virtual da juventude Imersos. É possível que essa loja seja construída inclusive dentro do site da igreja, que tem as ferramentas necessárias e equipe para viabilizar o projeto.
São muitos os motivos para nos orgulharmos dos nossos jovens. Eles são talentosos, criativos, amáveis, disponíveis e empreendedores. São capazes de conduzir um mês inteiro de programações com qualidade. Mas nada disso é o mais importante! Nós louvamos a Deus porque, assim como mencionou a irmã Nathalia em sua mensagem de domingo pela manhã, essa juventude está sendo levantada no lugar da anterior, na qual grande parte abandonou ao Senhor. Esses jovens podem até errar às vezes (como qualquer ser humano), mas eles buscam melhorar e seguem buscando ao Senhor.
Que Deus abençoe a cada um deles, bem como sua liderança, os irmãos Jaime, Bruna e Ryan. Que Deus abençoe a cada irmão que percebeu desde cedo que valia a pena se envolver nesse projeto e tem apoiado de perto esse trabalho. É comum pensarmos que temos muito a ensinar aos jovens (e até temos mesmo), mas nesse mês de agosto ficou notório que nossa juventude também tem o que ensinar à igreja. E não é pouca coisa!
Escrito por Derick Mendes






















Incrível participar dessa juventude maravilhosa e do seu crescimento; em números e em Relacionamento com o Senhor (espiritualmente)! 💙