Primeira Conferência Missionária da IBPS: como foi?
- Derick Mendes

- 12 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2024
Nessa última sexta, sábado e domingo (10 a 12 de maio) aconteceu a I Conferência Missionária da IBPS com o tema "Compreendendo os mundos para alcançá-los". O evento, capitaneado pelo líder de missões da igreja, irmão Daniel Rocha, iniciou com a mensagem do missionário Mauro Bueno.

Nela, o preletor contou várias experiências e testemunhos do campo, além de desmistificar a máxima de que "fazer missões é muito difícil". Segundo ele, o grande problema é que, geralmente, queremos falar de Cristo sem criar relacionamentos com as pessoas com quem conversamos, algo totalmente diferente do que Jesus fazia. Uma das frases mais marcantes da noite foi "quando você serve às pessoas, você ganha o direito de falar".

No segundo dia (sábado), foram ofertadas oficinas sobre evangelização para crianças, para jovens e para adultos. Na primeira, conduzida pela missionária Vivian, enfatizou-se que é errada a ideia de que só com o tempo e com muita maturidade é que as crianças vão criar potencial para servir ao Senhor. Elas tanto são capazes de entender o evangelho quanto de atuarem em frentes importantes da igreja, como o evangelismo. "Já houve um rapaz que se recusou a nos ouvir falar sobre Jesus e até mesmo rejeitou o folheto. No entanto, alguns metros a frente uma das crianças da nossa igreja o abordou e disse: 'tio, você não quer orar com a gente na nossa tenda de oração?'. E ele foi. Ainda chegou lá dizendo que só foi por causa do convite da criança" - relatou a misssionária.

A palestra de evangelismo para jovens, ministrada pelo missionário Renatho, foi a mais lotada do dia. Em bastante sintonia com a pregação do dia anterior, após uma breve apresentação pessoal, o palestrante trabalhou o texto que é divisa do evento. Apontou que tanto Paulo quanto Jesus tentavam encontrar pontos em comum com as pessoas para estabelecer conexões que permitissem que o evengelho fosse ouvido e fizesse sentido. Reforçou a importância do relacionamento pessoal com Deus, sem o qual não há poder na evangelização. E entre as várias aplicações do tema, ainda realizaram dinâmicas de grupo e outras atividades. Ao perguntar a uma jovem como havia sido a palestra (porque não pude assistir), ouvi como resposta: "Poxa, foi muito maneiro! Aprendi muita coisa". E parece que esa foi a sensação geral.

Na terceira oficina, de evangelismo para adultos, ministrado pela missionária Silvia, foi utilizada a famosa história do Tótem da paz, extraída do livro do missionário Don Richardson, para ilustrar as barreiras (culturais ou de outras naturezas) que precisam ser transpostas para que consigamos comunicar o evangelho de forma eficaz. A palestrante falou que mesmo dentro de um mesmo bairro existem pessoas que pertencem a "mundos" totalmente diferentes. "Às vezes eu vejo o cobrador da van conversando com o motorista e tem muita coisa ali que eu não faço ideia do que estão falando. Imagina em outro país!", pontuou Silvia.

Ao final do evento, a equipe organizadora presenteou os palestrantes e ainda foram sorteados três brindes para as pessoas presentes. Nosso pastor acabou sendo um dos sorteados. "Marmelada" - brincavam alguns. Foi uma tarde muito agradável e de muito aprendizado. Vale a pena destacar ainda a presença expressiva da juventude da igreja, como podem ver na foto a seguir.

No domingo pela manhã, a conferência entrou em pausa para a realização da programação de dia das mães, mas retomou à noite para o encerramento do evento com a preleção da missionária Rosemere, diretora do Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro, filial de Campo Grande. Na última vez em que esteve conosco, disse que já se sentia em casa na IBPS e a recíproca é verdadeira.

Pregando sobre o texto base do evento, a preletora abordou o quanto alcançar o mundo é a causa central do evangelho. Nesse culto em que encerramos a arrecadação de donativos para envio às igrejas do Rio Grande do Sul, foi mencionado que, mesmo em momentos de crise, pessoas têm tentado tirar proveito desse povo já tão sofrido. Esse é o quadro causado pelo pecado e cabe à igreja ser agente de transformação através do anúncio do evangelho, pois ele tem poder de entrar na alma do pecador e mudá-lo por completo. Há solução! Em Jesus! E, assim como Paulo já disse: somente o evangelho de Cristo, pois não há outro evangelho! Em suma, ouvi-la foi muito bom, como sempre é!
Gostaria de finalizar parabenizando a equipe de missões da IBPS. Em especial, meus cumprimentos ao líder, Daniel Rocha. Por se tratar do primeiro evento com essa proposta, muita gente não sabia o que esperar desses encontros. Os que arriscaram seu tempo, se depararam com mensagens e palestras impactantes e uma programação muito bem organizada, pensada com todo o carinho. Certamente não voltaram decepcionados para casa! A segunda edição do evento acontecerá ainda esse ano e, pode anotar o que te digo: os desconfiados se motivarão; e quem veio nessa, voltará.
Escrito por Derick Mendes




Comentários